Dicas e roteiro de viagem: Roma

Eu e Alan fizemos uma mini parada em Roma na primeira parte da viagem de um mês pela Europa no verão de 2018.  
Era só uma conexão de algumas horas mas decidimos ficar mais dois dias. O stopover é incluve ofecido de graça em alguns voos da Alitalia. Pra saber mais clique aqui.  
Em três dias visitamos os lugares que a gente mais sonhava, ficamos de cara com tanta arte bem no meio da rua, jogamos nossa moedinha na Fontana de Trevi, tomamos gelato e graça a Deus conseguimos chegar a tempo pra benção de domingo do Papa Francisco no Vaticano. 
Foi corrido mas amamos cada minuto desses dias lindos de verão e queremos voltar em breve pra curtir tudo com mais calma.
Vamos compartilhar nossos mapas e as melhores dicas com vocês aqui.
Se você possuir dicas valiosas pode deixar sua contribuição nos comentários no fim desse post. A gente agradece. 
 
viagem Roma Italia dicas
Pra ja chegar ficando impactado a gente recomenda ver seu primeiro por do sol em solo Italiano na Terrazza del Pincio no pátio da Vila Borghese.
Sim, é lindo! Sim, tem uma vista incrível de Roma e geralmente tem fundo musical de algum artista de rua. Apoie a arte de rua se puder. O acesso ao terraço é grátis, o acesso ao museu que fica no Pátio é pago mas tem info clicando aqui. Prepare-se pra algumas boas escadas.
 
viagem Roma Italia Dica
Dica 1.
Caminhe muito e coma bem
Roma é pequena e tem ruas bem estreitas. Tudo é bem perto mesmo. E além disso você encontra um monumento histórico e uma coisa legal pra comer a cada esquina. Então caminhe o máximo que puder, use calçados super confortáveis e coma nos intervalos ou durante o caminho mesmo.
Marcamos as atrações e opções de comida e lanches mais legais do centro de Roma no Google Maps (aqui tem link pras marcações).
Você pode ver o city tour a pé que fizemos clicando aqui. Escolha um ponto de partida no nosso mapa e passeie por ele. 
 
viagem Roma Italia Dica
Conheça/estude bem a região onde você vai se hospedar. Cada bairro de Roma tem seu charme. 
viagem dica roma italia
O Venchi é o gelato mais bafalado da cidade. Mas claro que a oferta é absurda. Marcamos alguns que ainda queremos provar no nosso mapa. 
viagem Roma fontana de trevi dica
Sim, nosso euro foi parar np fundo da fonte mas a mandinga promete uma volta a Roma. A noite ela é mais linda ainda e sim, permanece lotada de gente. 
Dica 2.
Vá ao Vaticano
Visite tudo. Mas os museus, Capela Sistina (tem vídeo inspirador aqui) e Basílica de San Pietro são obrigatórios. Mas se tiver tempo pra ver as ruinas a noite, vá também! (Nosso anfitrião do Airbnb recomendou.) É muita arte num lugar só, não precisa ter nada a ver com religião se não é o seu foco.
Importante! Compre seus ingressos com antecedência via internet clicando aqui. Ou você pode ter que enfrentar até 3 horas de fila num sol sinistro. 
 
viagem vaticano roma dica italia
A entrada dos Museus é na parte de trás do Vaticano. Sim, atrás da Basílica de San Piedro. Saindo pela direita da praça de San Pietro, dando a volta no quarteirão contornando todo o muro do Vaticano.  
viagem vaticano roma dica italia
viagem dica roma vaticano capela sistina italia
Dicas de ouro: Na hora de sair da Capela Sistina procure a indicação de saída pela Basilica de San Pietro. Se não encontrar as placas pergunte aos guardas ainda dentro da Capela Sistina. A Basílica é imperdível e sempre tem alguma missa rolando ou coral cantando. E assim você evita a fila quilometrica pra entrar pela frente da Basilica. Essa entrada é gratuita por isso a fila maior ainda.
 
viagem vaticano roma dica italia
Você pode ver Papa Francisco aos domingos em uma  janelinha de um dos prédios da Piazza de San Pietro e as quartas rola a Audiência Geral as 10h também na praça. A entrada é franca mas se você quiser pegar um bom lugar chegue bem cedo e equipado com guarda sol, água e beliscos.
Pra conseguir um lugar sentado mais perto de Francisco dá pra pedir um convite por esse email: ordinanze@pontificalisdomus.va. Eles te respondem em 3 dias e você pode retirar seu convite quando chegar em Roma. Nós fizemos isso. 
viagem vaticano roma dica italia
viagem dica vaticano museu roma
Dica 3.
Coliseu + pôr do sol  
Durante o verão rola visita noturna que começa no inicio do pôr do sol. A luz fica incrivel pra fotos. Vale sempre comprar o ingresso antes pra não ter que perder horas na fila.
Clica aqui pra ver as opções de tour. Fomos no tour guiado noturno e foi muito legal.
O ingresso pro Coliseu geralmente inclui outras atrações ao redor. Nós não tivermos tempo pra visitar tudo então encaixamos só o tour mesmo. 
Fique atento. Áreas muitos turisticas sempre tem que redobrar a atenção aos pertences e tal.  
 
viagem vaticano roma dica italia coliseu por do sol verão noite
viagem roma dia coliseu italia roteiro
Dica 4.
Se organize 
Andar sem rumo e ir descobrindo Roma é uma delícia. Mas se você já tiver muitos lugares marcados no Google Maps off-line bem na palma da sua mão é mais fácil de se livrar dos programas "pega turista".
Clicando aqui você encontra todos os bares, restaurantes, monumentos históricos e passeios que marcamos usando dicas de amigos e do povo da internet. Perfeito pra se perder de forma organizada. rsrs
 
viagem roma dica roteiro italia
viagem roma dica
Dica 5. 
Fique bem localizado
A oferta de hoteis em Roma é absurda mas tem tanta gente visitando a cidade que as vezes fica difícil achar bons hoteis disponíveis por um preço razoável. A cidade já é cara e nós fomos bem no verão.
Por isso decidimos ficar no Airbnb e achamos um bem colado nos muros do Vaticano. Foi uma ótima escolha pois fizemos quase tudo a pé.
O apartamento do Vespa é lindo, bem funcional, super confortável e silencioso. Além de bem pertinho do metro.
Tem cupom de desconto $130 na sua primeira reserva no Airbnb clicando aqui. E link pro apartamento do Vespa aqui. 
viagem dica roma airbnb onde se hospedar vaticano
viagem roma dica airbnb recomendação vaticano
Pra ver todas as dicas e fotos da nossa viagem pra Roma é só seguir a gente no Instagram e checar os nossos destaques aqui.
Dica extra! 
viagem roma aeroporto centro vaticano dica onibus transporte barato
Pra quem tá de viagem marcada e quer mais dicas sobre Roma a gente recomenda alguns canais legais no Youtube que já passaram por lá: Dani Noce, Alan Por El Mundo, Wolters Word, Patricia de Camargo e Kara and Nate.
 

Comente aqui

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados